Escolha uma Página

“ Excelentes mentores entendem como adultos aprendem. Operando a partir da
sua intuição ou através do que tem aprendido em livros, cursos ou outros
mentores, mentores excepcionais reconhecem que eles são, antes de mais nada
e acima de tudo, facilitadores e catalizadores no processo de descoberta e
percepção. Eles sabem que mentoria não é sobre tecer comentários
inteligentes, preleções eloquentes ou observações espirituosas.” Marshall
Goldsmith

A palavra “mentor” vem da “Odisseia” , escrita pelo poeta grego Homero.
Como Odisseu ( ou Ulisses) está se preparando para a guerra de Tróia, ele se dá conta de que está deixando para trás seu único herdeiro, Telêmaco que é ainda uma criança. Como guerras tendem se arrastar por anos, Odisseu reconhece a que Telêmaco necessita ser treinado para ser rei enquanto seu pai está fora lutando. Odisseu contrata então um amigo da família chamado Mentor para ser o tutor de Telêmaco. Mentor é sábio e diplomático – dois ingredientes importantes para uma mentoria de classe mundial.
A história da palavra “mentor” é instrutiva por diversas razões. Primeiro, ressalta a natureza do legado da mentoria. Como Odisseu, grande líderes empenham-se em agregar valor. Segundo, Mentor ( o mais velho) combinava a sabedoria da experiência e a sensibilidade em suas tentativas de transmitir habilidades de liderança ao jovem Telêmaco. Todos nós sabemos dos desafios de transmitir a outros, sem resistência, nossa sabedoria duramente conquistada.
Homero caracteriza Mentor como um amigo da família. O simbolismo contido nessa relação é proposto aos mentores contemporâneos. Mentores eficazes são como amigos pois seu objetivo é criar um contexto seguro para o crescimento. Eles também são como família na medida em que seu foco é oferecer uma aceitação incondicional e fiel do protegido. Os amigos trabalham para adicionar
e multiplicar, não subtrair. Familiares cuidam com carinho e proteção, mesmo em face de erros e equívocos.
Excelentes mentores entendem como adultos aprendem. Operando a partir da sua intuição ou através do que tem aprendido em livros, cursos ou outros mentores, mentores excepcionais reconhecem que eles são, antes de mais nada e acima de tudo, facilitadores e catalizadores no processo de descoberta e
percepção. Eles sabem que mentoria não é sobre tecer comentários inteligentes, preleções eloquentes ou observações espirituosas. Mentores praticam suas habilidades com uma combinação de empatia sem fim, uma comunicação clara como cristal e um prazer sincero em ser um valioso coadjuvante ao longo da jornada em direção a maestria. Mentores adoram aprender e não ensinar. Compartilhar, para eles, é muito mais valioso que ostentar conhecimento, transmitir mais que vangloriar-se.
Grandes mentores não são apenas fãs devotados de seus pupilos, eles são leais também `a ideia, ao sonho do que seus protegidos podem se tornar com sua orientação.
Originalmente publicado em Managers