Marca Pessoal é um alinhamento entre atitudes, valores e propósito.
É o poder pessoal em ação e como as pessoas o percebem através do impacto que causamos.
Um dos ingredientes para o sucesso e realização pessoal e profissional: Descobrir uma marca pessoal é uma jornada para dentro de nós mesmos.
O autoconhecimento é a primeira ferramenta que temos que levar nessa jornada.
Através dele, descobrimos nosso padrão de personalidade, como funcionamos em geral, como e por quê reagimos em determinadas circunstâncias, quais nossos valores, temperamento.
Como enxergamos o mundo, ter ciência do nosso processo da tomada de decisões e principalmente das motivações que nos leva a tomar “aquela” decisão em particular.
A marca pessoal traz tudo isso à tona e auxilia a jornada que vai de encontro ao nosso propósito de vida.
É o nosso “eu” interno em coerência com o “eu” externo e a forma como essa interação impacta todas as dimensões da vida diária.
É uma jornada para o propósito maior da nossa vida.
Assim como a lei da gravidade de Newton, que diz que os corpos convergem para o centro do nosso planeta, a nossa marca pessoal faz com que as nossas potencias, forças, habilidades sejam puxadas para nosso centro de valor.
É como uma bússola que, não importa onde e nem que situação estejamos vivendo, age como um imã e nos direciona sempre para o norte, ou seja, para nossa essência.
É ela, a nossa essência, que faz com que tenhamos coerência entre nosso modo de ser, pensar e agir criando uma simbiose entre o que somos e o que realizamos conferindo poder através de nossas atitudes e posturas,autenticidade, credibilidade e confiança ingredientes que inspiram a construção da nossa reputação.
É muito comum as pessoas confundirem marca pessoal com imagem pessoal. Na verdade elas não são excludentes, são complementares, é mais uma ferramenta da jornada, mas a marca pessoal vai mas longe, mais fundo. Suas raízes estão nos nossos valores, na forma como enxergamos o mundo, no modo como encaramos as situações corriqueiras da vida, a maneira como nos relacionamos, a maneira como nós nos percebemos e como somos percebidos.
Nosso trabalho para descobrir uma marca pessoal poderosa segue essa estrutura:
1 – Conheça-te a ti mesmo.
Como dizia o grande filósofo Sócrates.Somente com autoconhecimento descobrimos quais são nossos valores, propósito de vida, objetivos, talentos e pontos fortes. É como você vê a si mesmo, como você se percebe.
2 – Construa sua reputação
Uma reputação é construída ao usarmos nosso autoconhecimento, pontos fortes e atributos mais impactantes em favor do ambiente onde atuamos.
Essa é a base onde uma reputação é erguida. É construir a nossa própria história.
3 – Diferencie-se dos demais
Após construção sólida da nossa história e reputação vamos descobrir o que nos diferencia dos demais, como agregamos valor às pessoas e negócios, o que faz com que sejamos percebidos pelo melhor de nós e o que o fazemos para influenciar positivamente o meio em que vivemos.
4 – Saiba como o público te percebe
Já nos conhecemos, sabemos dos nossos desafios e fortalezas, construímos uma reputação sólida, sabemos o que nos diferencia dos demais: é hora de se preparar para o sucesso. Ah, é sempre bom lembrar que ninguém faz sucesso sozinho. O sucesso e as realizações dependem de relacionamentos e para lidar com eles devemos conhecer as águas em que vamos navegar, conhecer o ambiente de atuação. Conhecer nosso público e coordenar as ações necessárias fazem que o público tome a decisão correta sobre nós, nosso produto ou nosso serviço.
5 – Mostre-se ao mundo
Marca pessoal é como se fosse um espelho refletindo o melhor de nós para o mundo para que as pessoas tenham percepção correta sobre nós e como somos percebidos pelos outros e nada melhor do que a Internet para refletir nossa marca pessoal.
Sucesso é o valor que as pessoas percebem em você.
Se você quiser me mandar agora uma mensagem, clique aqui.