Como o autoconhecimento pode ajudar sua carreira a decolar

Você alguma vez já parou para pensar sobre a importância que o autoconhecimento exerce na sua vida profissional?

Saber com propriedade os seus principais defeitos e qualidades é o primeiro passo para que você consiga tomar decisões com mais assertividade e segurança no ambiente de trabalho, seja como membro de uma equipe, seja como líder.

Como definimos o autoconhecimento?

O autoconhecimento nada mais é do que sabermos quem nós somos e como agimos diante de determinadas situações. Este autocontrole está intimamente ligado à nossa autoestima e à nossa ambição.

Vou explicar melhor estes conceitos.

A autoestima diz respeito à imagem que fazemos de nós mesmos e ela depende muito do grau de conhecimento que temos de nossas habilidades. E a ambição está atrelada à nossa disposição de lutar por algo na nossa vida: uma posição melhor no emprego, um salário maior, um incentivo para tocar um novo projeto, entre tantos desejos que construímos ao longo de nossa vida profissional.

E todo este cenário tem como base o autoconhecimento. É ele que faz de você uma pessoa mais competitiva, mais reservada ou mais intempestiva no ambiente de trabalho, por exemplo.

Um dia no trabalho nunca é igual ao outro e somos sempre colocados à prova para tomar decisões que vão influenciar nossa imagem profissional, nosso jeito de trabalhar e até mesmo nossa permanência na empresa. E, para não errar na hora de decidir qual caminho seguir, o autoconhecimento precisa entrar em ação.

O risco de não praticar o autoconhecimento

Quando deixamos nosso próprio eu de lado, permitimos que as outras pessoas tomem conta da nossa vida, dando a ela rumos que não são aqueles que, no fundo, é o que desejamos para nós mesmos.

E essa discrepância entre o que desejamos e o que fazemos atrasa a realização dos nossos sonhos, causando frustrações e sentimentos de ansiedade e depressão que podem levar um certo tempo para serem curadas e nos colocar no eixo novamente.

Entendeu por que o autoconhecimento é uma peça-chave em nossa vida profissional? Das pequenas às grandes decisões, vamos tomando posse da nossa vida e trilhando os caminhos mais adequados que nos levem aos nossos mais importantes objetivos pessoais e profissionais.

Como praticar o autoconhecimento?

A primeira coisa que você precisa fazer é colocar num papel ou na tela do computador todas as qualidades e defeitos que você identifica em si mesmo.

Neste primeiro momento, peça ajuda para pessoas de confiança, pois existem características boas e ruins que muitas vezes apenas os outros enxergam em nós.

Feito isso, é importante que você relacione as qualidades e defeitos a eventos práticos. Desta maneira entenderá como estas características são aplicadas no seu dia a dia. Sabe aquele momento em que você foi colaborativo no trabalho? O que despertou esta qualidade? E aquela vez na qual você foi rude com um colega? Por que teve esta reação? O que influenciou interna e externamente esta atitude?

Este processo pode levar mais tempo do que o esperado, mas permitirá que você entenda como se comporta diante das mais diferentes situações, identifique as boas e más ações e saiba agir de maneira mais assertiva da próxima vez.

Quanto mais domínio você apresentar de si mesmo, mais segurança transmitirá aos seus colegas e supervisores, que saberão enxergar o quanto você está preparado emocionalmente para novos desafios no ambiente de trabalho.

Gostou do nosso tema de hoje? Se você precisa de ajuda para dar os primeiros passos ou aprimorar seu autoconhecimento, venha falar comigo! Será um grande prazer ajudar você!

2020 Deborah Perrone. Todos os direitos reservados