Quais os benefícios de ser um lifelong learner?

Você já ouviu falar no termo lifelong learner?

Na tradução significa eterno aprendiz ou aprendiz para a vida toda. Esse termo nasceu junto com as mudanças no mundo corporativo, quando as empresas passaram a exigir diferentes capacitações dos profissionais para se tornarem mais competitivas.

Conhecimento nunca é demais e quem abraça este conceito com afinco, seja funcionário, seja empreendedor, sai na frente em muitos campos da vida. Afinal de contas, quanto mais desenvolvemos o gosto pela leitura e pelo aprendizado, mais nossa sede pelo saber aumenta, tornando-nos pessoas cada vez mais preparadas para enfrentar o mundo que nos cerca.

E não estou falando apenas do conhecimento que vem dos livros indicados pelos professores universitários ou pelos profissionais que você segue nas redes sociais por considerá-los boas referências profissionais e pessoais. Falo de todas as formas de aprendizado.

Para que você acerte o alvo na hora de saber onde adquirir conhecimento, é preciso saber quais sãos seus pontos fortes, que precisam ser aprimorados, e quais os pontos fracos, que precisam ser desenvolvidos de maneira estratégica. É preciso ter autoconhecimento!

Por exemplo: se você é tímido e sabe que precisa lidar com isso para evoluir como pessoa e como profissional, que tal fazer um curso de teatro? Se você apresenta falhas de comunicação e entende que este comportamento como um empecilho, que tal um curso de oratória?

O lifelong learner tem a capacidade de entender que o conhecimento está em todo lugar: naquela palestra do profissional desconhecido, mas que desperta pensamentos disruptivos, na conversa com o vizinho que é expert em determinado assunto, no papo-cabeça de bar ou naquele filme “B” que enche os olhos e mente de informações diferenciadas.

Onde estão os conhecimentos que, neste momento, são cruciais para tornar sua vida pessoal e profissional mais sólida? Reflita sobre isso.

Lifelong learner: como esse comportamento influencia a construção da marca pessoal

Todo o conhecimento adquirido, quando bem organizado e utilizado de maneira estratégica, vai ajudar você a criar uma marca pessoal de respeito e prestígio.

Mas por que se preocupar com a marca pessoal?

Você, como empregado ou como empreendedor, precisa entender que todas as coisas que oferece carregam de maneira intrínseca a sua imagem. Você certamente parou de frequentar algum lugar, não contratou aquele candidato ou desistiu de alguma compra porque não gostou da pessoa, certo? Deseja que o mesmo aconteça com você? Certamente não!

Por isso é importante criar uma marca pessoal forte e convincente e irradiá-la para o que você deseja fazer: começar uma história profissional numa nova empresa, abrir o próprio negócio, mudar de carreira.

Ao aplicar com assertividade o comportamento de um lifelong learner, você vai adquirir bagagem suficiente para identificar as oportunidades e agarrá-las de maneira bem-sucedida.

E, por falar nisso, você já parou para analisar como anda a sua marca pessoal? De que forma você trabalha para se vender para o mercado e alcançar o sucesso que tanto deseja?

Eu defendo que existem quatro pilares que sustentam uma marca pessoal: talento, imagem, comunicação e posicionamento. E todos eles dependem de conhecimento e atitude para se manterem firmes e inabaláveis.

Em um mundo conectado, onde coisas, pessoas e comportamentos mudam num piscar de olhos, quem deseja desenvolver – e sustentar – uma eficiente marca pessoal, não pode deixar de observar, de interagir, de buscar conhecimento. Ou seja, ser efetivamente um lifelong learner é se alimentar dos conhecimentos que servirão de degraus para suas conquistas.

E nessa jornada de construção de marca pessoal eu posso ajudar você! Venha conversar comigo e vamos juntos encontrar os caminhos mais adequados para o seu sucesso!

Até breve!

2020 Deborah Perrone. Todos os direitos reservados