Você tem talento para ser um intraempreendedor?

Intraempreendedor

Um profissional intraempreendedor tem amplo autoconhecimento, sabe como poucos utilizar sua imagem pessoal para impressionar e tem uma ótima visão de negócio.

A palavra intraempreendedor vem do inglês intrapreneur, que, de acordo com o dicionário de Cambridge, diz respeito ao funcionário que transforma uma ideia em um novo produto, serviço, negócio etc.

Em vez de montar sua própria empresa, o intraempreendedor aplica seus pensamentos e habilidades para construir uma carreira de sucesso dentro da organização.

Este tipo de profissional tem sido muito cobiçado pelas empresas nos últimos anos, por ser diferenciado. Além de apresentar uma forte imagem pessoal, possui habilidades socioemocionais e técnicas que, quando aplicadas juntas e de maneira estratégica, rendem frutos para todos os envolvidos.

Para se ter uma ideia do quanto as empresas apostam no intraempreendedorismo e colhem bons frutos, podemos citar como exemplos o Gmail do Google, o botão Curtir do Facebook e o Playstation da Sony. Essas ideias incríveis saíram das cabeças de funcionários que trabalhavam nessas empresas e tiveram espaço para pensar, desenvolver e implementar seus projetos.

Quais as habilidades de um intraempreendedor?

Um profissional intraempreendedor se diferencia dos colegas de trabalho pela postura e visão macro das situações. É um talento que pode, sim, ser desenvolvido com estudos e com a orientação de um personal branding, uma vez que o espírito intraempreendedor está ligado à imagem pessoal que o funcionário constrói e transmite.

Eu separei aqui algumas habilidades que não faltam no profissional intraempreendedor:

Visão macro

Um profissional intraempreendedor não enxerga apenas as suas atividades ou o seu departamento, mas a empresa como um todo. Consegue identificar falhas ou lacunas nos processos gerais e buscar soluções para tornar os resultados atualmente apresentados ainda mais expressivos.

Espírito de equipe

O intraempreendedor sabe que ninguém chega ao pódio sozinho. Por isso, sabe escolher muito bem as pessoas que podem tanto lapidar suas ideias como tirá-las do papel.

Boa comunicação

Com tantas ideias fervilhando na cabeça o tempo todo, o intraempreendedor sabe utilizar a comunicação para expressar seus pensamentos de forma clara e coerente e se fazer ser entendido por todos os níveis da empresa. Se for necessário, ele sabe adequar sua comunicação a todos os tipos de público.

Liderança

Habilidade muito cobiçada pelas empresas, a liderança é a capacidade de delegar tarefas, gerir pessoas e desenvolver talentos. Neste caso, o intraempreendedor mostra a capacidade de identificar talentos escondidos dentro da empresa e ajudar essas pessoas e se desenvolverem melhor. Dessa forma, transforma o clima organizacional e leva os colegas de trabalho a se sentirem mais importantes dentro dos processos e da empresa como um todo.

Empatia

Considerado um dos pilares da inteligência emocional, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Justamente por entender o comportamento dos demais funcionários e colegas de trabalho, ele consegue juntar outras capacidades como visão macro e comunicação para criar ideias e projetos que tornem o dia a dia mais produtivo.

Em termos práticos, quanto mais você conhecer sua marca pessoal, talento maior, estilo de liderança e valores organizacionais, mais pode e deve se posicionar como um intraempreendedor.

Esses e outros atributos são extremamente importantes na hora da contratação pelas empresas que procuram pessoas com esses talentos específico.

Eu, como personal branding, posso ajudar você a descobrir seus talentos e a se tornar um intraempreendedor de sucesso. Venha conversar comigo!

Aguardo o seu contato. Até breve!

2020 Deborah Perrone. Todos os direitos reservados