Quando se fala em empreendedorismo, logo vem à mente aquela grande quantidade de jovens profissionais, que já saem das universidades com o desejo de abrir um negócio pulsando nas veias.
Mas tenha a certeza de que o empreendedorismo tem espaço para todas as idades, basta saber como trilhar o caminho.
A migração de funcionário para empresário pode se dar por uma questão de oportunidade, necessidade ou de vontade. Independentemente do motivo, fazer dar certo exige mais do que investimento financeiro. É necessário muito planejamento, estudo de mercado e estratégia para fazer o negócio avançar.
Quando apostar no empreendedorismo?
Eu penso que o empreendedorismo é um processo, assim como construir uma carreira profissional dentro de uma empresa. Por isso, não existe idade certa para abrir o próprio negócio, principalmente porque tanto jovens quanto os mais experientes possuem uma série de virtudes para fazer acontecer.
Os jovens estão cheios de energia e ávidos para colocar ideias inovadoras no mercado e fazer sucesso. Nasceram em plena era tecnológica, por isso estão sempre conectados e se atualizam com uma velocidade espantosa.
E os profissionais mais experientes possuem uma série de habilidades que foram desenvolvidas ao longo da vida. Têm mais maturidade para lidar com determinadas situações e pessoas e procuram usar toda essa vivência para o empreendedorismo se tornar mais uma história de sucesso em suas vidas.
Viu? Profissionais de qualquer idade podem ingressar no empreendedorismo, só precisam saber aplicar as técnicas certas!
Portanto, eu vou deixar aqui quatro passos para serem seguidos por quem passou boa parte da vida trabalhando na mesma empresa e agora deseja abrir o próprio negócio. Confira:
Tenha em mente o porquê do desejo de ingressar no empreendedorismo
Todo mundo precisa de uma motivação para realizar alguma ação. Logo, você precisa deixar bem claro para si mesmo porque deseja apostar no empreendedorismo. Não quer ficar parado? Deseja aumentar a renda? Quer realizar um sonho? Esta motivação vai ajudar você a traçar o caminho que esteja mais alinhado com seus anseios.
O autoconhecimento é um dos pilares para o seu sucesso no empreendedorismo
Conte com um especialista em personal branding para ajudar você a identificar as habilidades mais adequadas para serem aplicadas no empreendedorismo. Uma pessoa com grande dificuldade de comunicação e sem paciência, por exemplo, vai espantar clientes que visitarem a loja física. Já uma pessoa com empatia tem grandes chances de atrair clientes.
Aprenda a se conectar com pessoas de maneira virtual e presencial
As estratégias de marketing digital podem ser usadas por empresa compostas por uma ou 5.000 pessoas. Redes sociais, blog, vídeos, entre outros canais precisam ser utilizados para que sua empresa apareça na internet, apresente seu produto ou serviço e atraia bons clientes. E, quando eles chegarem até você, a sua forma de tratamento será decisiva para o fechamento da venda.
Nunca pare de aprender
O mundo tem girado numa velocidade espantosa e só fica de pé quem se agarra ao aprendizado. Portanto, seja um lifelong learner. Faça cursos presenciais e online, leia livros, participe de eventos, faça networking. A troca de conhecimento vai ajudar você a crescer e a desenvolver boas ideias para fazer o seu negócio crescer.
Venha conversar comigo para que eu possa ajudar você a desenvolver uma personal branding de sucesso e a tornar mais bem-sucedida sua entrada no empreendedorismo.
Aguardo o seu contato. Até breve!