Vamos considerar que você chegue para mim, como muitos de meus clientes e me diga:
– “Preciso acelerar meus resultados, levar o meu negócio para o nível, mas não estou conseguindo.
– Eu quero encontrar uma forma para sair da vala comum, criar um diferencial e assim conseguir cobrar mais pelos meus serviços.
O que eu devo fazer?
Qual deve ser meu próximo passo ideal?”
Essa conversa não é fictícia, para dizer a verdade eu ouço ela quase que diariamente, sempre que estou iniciando um novo processo de mentoria com empresários, empreendedores ou profissionais liberais.
A verdade é…
O mercado nunca esteve tão favorável e com tantas facilidades e estímulos para quem deseja ter a sua própria empresa e transformar seus conhecimentos em serviços.
O que por um lado é uma grande vantagem, por outro faz com que a concorrência também cresça na mesma velocidade.
Mas pode ter certeza de uma coisa, mesmo com tanta concorrência o mercado ainda tem espaços ainda não conquistados.
Existem muitos espaços a ocupar para quem deseja começar, para quem já no mercado e deseja crescer ainda mais\.
Exemplos disso não faltam em todas as áreas.
O mercado brasileiro é um campo fértil para empreendedores e está longe de estar saturado. Isso sem falar que você não precisa ficar preso as fronteiras.
Mas o grande problema é que …
1 – O que vemos é quase sempre mais do mesmo, cópia da cópia, da cópia. Não que isso seja totalmente errado. As grandes ideias nos servem para avançar em direção `a outra e assim por diante. Mas vamos fazer isso com criatividade!
O mercado está cansado de empresas e serviços sendo apresentados da mesma forma, com os mesmos argumentos e focados no mesmo nicho… quando existe um.
2 – Empresas e profissionais tentam tudo vender para todo mundo. Não possuem um posicionamento claro e consequentemente emitem uma comunicação esquizofrênica, que não conversa com ninguém.
E quem tenta vender tudo para todo mundo acaba não vendendo para ninguém.
OCUPANDO UM ESPAÇO ÚNICO NA MENTE DO CONSUMIDOR
Você já deve saber que o primeiro passo para se diferenciar no mercado é construir um POSICIONAMENTO ÚNICO, pois ele vai guiar todo o restante da estratégia.
Mas a grande questão é…
Como construir esse POSICIONAMENTO PROFISSIONAL de forma consistente, de uma maneira que comunique seus verdadeiros diferenciais e crie conexão com o seu público?
Primeiro precisamos entender que construir um posicionamento não é criar uma frase de efeito e sair comunicando ela massivamente nas mídias. Sem credibilidade isso não vai rolar.
Aliás posso dizer com total segurança que esse é um dos grandes erros cometidos atualmente e é responsável pelo seu dinheiro que vai literalmente para o lixo.
Isso porque a definição do posicionamento é resultado de um processo muito mais profundo e estruturado
E esse processo se chama MARCA PESSOAL LUCRATIVA. Uma forma mais rápida, mais segura de construir de forma consistente, coerente e com credibilidade seu posicionamento único. O seu posicionamento profissional é o reflexo claro do seu POSICIONAMENTO PESSOAL.
O processo da Marca Pessoal Lucrativa é essencial para todas as empresa e profissionais especialmente para aqueles onde a credibilidade do produto ou serviço está diretamente ligada a imagem da pessoa que executa.
Podemos citar aí palestrantes, consultores digitais, coaches, mentores, infoprodutores e profissionais liberais, para citar apenas alguns.
OK! Mas o que é MARCA PESSOAL?
Você deve estar se perguntando…
Primeiro de tudo vamos esclarecer…
Marca pessoal não é tomar um banho de loja, não é passar um verniz em si mesmo para desbotar na primeira chuva. Isso mesmo!!!
Não é uma transformação visual, embora isso ocorra dentro do processo quando necessário.
O processo de construção de uma MARCA PESSOAL é está em um contexto mais amplo, mais estratégico. Consiste em analisar você sob quatro áreas da percepção humana finalizando com a construção de estratégias para alavancar seus resultados profissionais, pessoais e financeiros.
Trata-se de entender como você alcança seus resultados mais rapidamente e como você inspira as pessoas na sua jornada.
Inspirar pessoas é fazer com que elas percebam seu valor e o valor que você atribui aos outros. Isso faz com que elas entendam os benefícios que você oferece com seu modo de ser, seu conhecimento e suas competências.
Isso é marcar um lugar na mente das pessoas, não somente clientes, que passam a procurar você em vez de outro na sua área.
Ter uma marca pessoal bem definida, forte e autêntica é o ponto fundamental para quem deseja se diferenciar no mercado e construir um negócio sólido e lucrativo.
Posso afirmar isso com total segurança, pois já atuo há mais de 16 anos com desenvolvimento humano e já ajudei e acompanhei de perto o salto que muitos profissionais deram após passarem pelo processo de construção de seu posicionamento através do processo de Marca Pessoal Lucrativa.
Marca pessoal é um estudo recente…
Esse assunto é relativamente novo no Brasil e é também conhecido como Personal Branding ou mesmo Branding Pessoal.
Eu prefiro chamar de MARCA PESSOAL LUCRATIVA, pois me especializei nessa construção com foco em FORTALECER NEGÓCIOS, potencializar a autoridade de profissionais e definir um POSICIONAMENTO ÚNICO.
De forma bem resumida ter uma marca pessoal lucrativa é o alicerce principal para quem deseja construir posicionamento, autoridade, se tornar referência no seu nicho de atuação.
É sair do comum e ocupar o espaço especial na mente do seu cliente potencial, construindo assim um POSICIONAMENTO ÚNICO, RELEVANTE E VERDADEIRO.
Agora…
Como construir uma marca pessoal lucrativa?
4 PASSOS PARA SE TORNAR DESEJADO E AUMENTAR SEU VALOR NO MERCADO
E essa construção acontece em 4 passos distintos e complementares.
Não se surpreenda com a simplicidade dos passos. A excelência prima pela simplicidade, pelo serviço bem feito. Uma coisa para ser boa e inovadora não precisa ser difícil de entender ou difícil de ser colocada em prática.
Nada nesse processo de construção da sua Marca Pessoal é complexo mas nada também é simplista. Durante todo o tempo que trabalho nessa área fui aperfeiçoando cada vez mais o processo em busca da excelência, foco e clareza para encontrar o melhor caminho para trazer resultados de maneira exponencial e consistente para você.
O primeiro passo, aliás, não é nada simplista…
Ele é bastante desafiador já que é a fundação, a base estratégica do processo: o passo 1 consiste em identificar e conhecer seus verdadeiros talentos.
Preste atenção: seus VERDADEIROS talentos!
A verdade é que habilidades todos temos muitas, mas talentos autênticos são poucos e são sempre individuais.
Por mais que duas ou mais pessoas realizem o mesmo serviço, cada um tem suas características próprias, seu jeito de fazer, que vai agradar mais um perfil de cliente do que outro.
Realizar o passo 1 é fazer um mergulho profundo rumo a sua essência, ao seu estilo e aos seus potenciais escondidos que muitas vezes nem você sabe que tem.
Esse passo é desafiador, pois mesmo que involuntariamente, ao longo do tempo, o mundo nos leva a vestir máscaras para nos tornarmos mais adequados a cada situação.
E vamos ficando tão acostumados a fazer tudo sempre igual, a ser mais um na multidão, não saber quem somos realmente…
Para alterar isso você precisa sair da zona de conforto. Você precisa querer mudar…é uma decisão!
Por esse motivo investir tempo e dedicação nesse primeiro passo é essencial para o sucesso dos outros passos.
Não seja uma cópia que não tem credibilidade e sustentação!
O segundo passo é um alinhamento…
VOCÊ INTERNO + VOCÊ EXTERNO
Alinhar a nosso interior com a nossa imagem, de forma a fazer com ela comunique realmente quem somos nessas duas dimensões.
Qual a percepção você está criando para o seu público?
Alinhar esses pontos é fundamental e vai impactar diretamente na forma como você se apresenta e acima de tudo na forma como você é percebido pelo seu público-alvo.
Mas vale reforçar! Esse momento só possível depois de ter executado com precisão o passo 1, pois só assim você terá uma construção de imagem autêntica e não uma cópia que não se sustenta.
Vamos falar de negócios, os seus negócios…
Após esse alinhamento você está pronto para o passo 3, que é o momento de construção do seu NICHO, POSICIONAMENTO PROFISSIONAL, da sua AUTORIDADE e com isso aumentar seu valor no mercado.
Você não pensou que essa definição pode ser comprada na esquina, não é? Se você pensou isso, esse processo não é para você, sinto muito. Por que pergunto isso? Porque essas construções dependem única e exclusivamente das descobertas dos passos anteriores!
Como vender seus produtos e serviços?
O quarto passo é apresentar a sua MARCA PESSOAL LUCRATIVA.
Colocar tudo NA VITRINE e começar a obter os resultados que você deseja.
É o momento de você começar a se apresentar e impactar os clientes ideais, com ações de networking e marketing muito precisas.
É comum encontrarmos profissionais que iniciam suas ações pelo passo 3, mas como comentei no início desse artigo acabam apenas rasgando dinheiro e perdendo tempo e principalmente sua reputação.
Pois pior do que não divulgar nada é divulgar a mensagem errada. E sem credibilidade, sem fundamento.
Siga esses 4 passos e surpreenda-se com o resultado!
Ao final do processo terá construído uma MARCA PESSOAL ÚNICA, AUTÊNTICA E EXPONENCIALMENTE LUCRATIVA.
Eu te asseguro que é o caminho mais rápido e seguro para você se diferenciar e se tornar único no seu mercado.
E consequentemente terá se POSICIONADO no mercado de maneira relevante, criando diferenciais consistentes da concorrência e aumentando o seu valor no mercado.
E você, que não tem tempo a perder, dê o primeiro passo para construir sua marca pessoal lucrativa agora mesmo, fazendo um DIAGNÓSTICO DA SUA MARCA PESSOAL e tenha em suas mãos um passo a passo preciso do caminho a seguir para acelerar os seus resultados.