Como trabalhar a personal branding durante a pandemia

Personal Branding

Tenho percebido que um dos grandes desafios dos empresários tem sido trabalhar a personal branding durante estes tempos complicados de pandemia. A chegada do Coronavírus ao Brasil deixa uma grande nuvem de incerteza sob a cabeça de muitos profissionais que já têm seus negócios ou que se planejam para entrar no vasto universo do empreendedorismo.

Mas vou lhe dizer uma coisa: não existe tempo bom ou ruim para os negócios. Existe adequação e faro para oportunidades.

É verdade! Vou lhe dar alguns exemplos de como alguns empresários vêm mantendo a personal branding em tempos de pandemia:

1 – Conheço uma microempreendedora que abriu uma pequena confecção de roupas e hoje está faturando mais do que antes fazendo máscaras de tecido e usando as redes sociais para divulgar o produto.

2 – Atendi outro profissional que viu sua empresa de entregas quase dobrar de tamanho, porque ampliou seu leque de serviços. Mais do que distribuir grandes encomendas, passou a fazer pequenos serviços nos bairros próximos, como buscar medicamentos, alimentos e outros produtos para as pessoas que estão na zona de risco.

3 – O sistema de delivery foi implementado de várias formas. Donos de alguns mercadinhos de bairro conseguiram manter os funcionários, porque eles mesmos se encarregam de levar as encomendas na casa do cliente, evitando tanto as aglomerações quanto uma queda abrupta nas vendas.

Claro, tem pessoas que realmente não conseguem se adaptar dessa forma, devido ao formato engessado de negócio. Mas o maior erro é ficar parado. É não fazer a economia girar. É não deixar aflorar outros talentos que possam ajudar você a ter um plano B e seguir lutando pelo sucesso da sua personal branding.

LEIA MAIS: Você sabe como usar a resiliência para obter bons resultados na carreira?

Mesmo com toda essa crise que está se instalando por aqui, há muitos empresários procurando se ajudar e ajudar os outros. Mas não espere frutos para hoje. Apenas plante as melhores sementes que você puder e monitore.

Agora, vou deixar aqui mais algumas dicas para você refletir e aplicar no seu negócio:

Reavalie a sua empresa

Acho que você já fez isso, mas mantenha os olhos no cenário nacional, mundial e no seu negócio. Veja como sua empresa está diante desse turbilhão, como está sendo afetada e quais os possíveis cenários quando essa crise passar. Somente dessa forma você saberá como agir corretamente para evitar problemas financeiros robustos e criar boas oportunidades para manter sua empresa de pé.

Não é hora de ser egoísta

A crise afetou todos os segmentos de alguma forma. É necessário manter o conceito de concorrência, sim, mas é hora de olhar para o outro com mais solidariedade, de forma a permitir que a economia gire para todos.

Não abandone o marketing

Mais do que nunca é hora de investir em estratégias de marketing e arriscar. Faça postagens sobre suas ações para conter a contaminação na sua empresa, divulgue alternativas para que seus clientes não fiquem sem seus produtos e serviços, faça lives para manter o contato com o público de maneira dinâmica e não se esqueça dos anúncios.

Procure ajuda para promover sua personal branding

A preocupação em não perder o negócio ou em arranhar sua imagem como empresário pode fazer você tomar decisões erradas e/ou precipitadas. Portanto, planeje com cuidado suas ações, pois elas serão importantes para ajustar seus passos lá na frente, quando essa crise passar.

Eu, como consultora de personal branding, posso ajudar você a definir um plano de ação mais efetivo para o momento que a sua empresa está passando.

Lembre-se que, mais do que a marca da sua empresa, é a sua personal branding que está à frente dela. Uma coisa está ligada à outra. É aplicando boas estratégias em meio a este momento difícil que você vai mostrar o quão talentoso é para manter seu negócio e adaptá-lo às mais diferentes necessidades do seu cliente.

Venha conversar comigo para que, juntos, possamos ajudar você a descobrir seus talentos e a organizar estratégias para manter seu negócio funcionando durante esta pandemia.

Aguardo o seu contato. Até breve!

2020 Deborah Perrone. Todos os direitos reservados