Vejamos… No futuro, nas séries de ficção científica, não há apertos de mão. Veja os exemplos mais famosos como Star Trek e Star Wars. Ninguém aperta as mãos.
De acordo com Seth Godin o aperto de mãos tem sido um cumprimento padrão criado pelos Quakers uns quinhentos anos atrás, porque era considerado mais democrático do que tirar o chapéu ou curvar-se.
Hoje em dia, o aperto de mãos é visto mais como uma ameaça de expansão de vírus, porém, sempre ficamos com a impressão de que se não apertarmos a mão de uma pessoa é como se fosse uma ofensa.
Mesmo sabendo que esse simples ato pode, talvez, fazer com que um vírus seja alastrado entre as pessoas para, possivelmente, se tornar uma pandemia mundial, como é o caso do novo coronavírus.
Estamos vivenciando isso neste exato momento em muitos países, inclusive o nosso.
Por isso, não facilite. Lembre-se de sempre lavar as mãos após algum contato com pessoas e objetos em lugares de grande concentração social.
Por isso, neste momento de grande cuidado com a higiene das mãos e mesmo de contato facial, o ato de NÃO apertar as mãos de uma pessoa está sendo considerado um ato de consciência e respeito para com o outro e com a gente também.
Considerando que já não usamos mais chapéus para tirá-los da cabeça em sinal de cumprimento e respeito social, penso que seria muito útil começarmos a usar outros tipos de saudação, como por exemplo, um simples sorriso, um aceno, ou talvez uma saudação como faz o vulcano Spock (do planeta Vulcano da Federação de Planetas) na famosa série futurista de conquista de novos planetas chamada Star Treck.
Eu, pessoalmente, gosto muito dessa saudação do Spock porque ela significa, para os vulcanos, Paz e Vida Longa. Quer maior demonstração de respeito e cortesia para com as pessoas, do que essa?
Assista ao vídeo do comandante Kirk, da nave estelar Enterprise, onde Spock serve como primeiro imediato, recebe o um diplomata Vulcano e sua esposa onde, em seguida, descobre-se, são pais do Vulcano Spock.
https://www.youtube.com/watch?v=9U1TV7EDmaY
Cuide-se. Vida longa e Próspera!