O marketing de diferenciação é usado com frequência pelas empresas para aumentar a relevância no mercado. Mas você sabia que este conjunto de estratégias também marca presença no dia a dia do profissional que deseja destacar sua marca pessoal?
Para quem não conhece, o marketing de diferenciação está ligado ao valor que um produto ou serviço agrega ao consumidor. Quando aplicado à carreira, refere-se ao valor que o profissional agrega à empresa onde trabalha.
Eu tenho certeza de que, mesmo sem perceber, você já utilizou alguma estratégia de marketing de negociação. Quando o recrutador pergunta por que deve lhe contratar em vez de outro candidato entrevistado, você precisa provar por meio de palavras que suas capacitações técnicas e qualidades pessoais estão acima das demais pessoas que concorrem à vaga.
Mas não pense que a aplicação do marketing de diferenciação acaba por aí. Ele é um processo constante, uma vez que a concorrência se acirra a todo instante.
Não deixe de aplicar o marketing de diferenciação na sua carreira!
Agregar valor faz de você um profissional cobiçado. Afinal de contas, dentre todas as pessoas que atuam na mesma área, você tem a chance de utilizar o marketing de diferenciação para provar que é mais capacitado e que pode oferecer melhores resultados para a empresa e seus clientes.
Mas como mostrar para o mercado que você é diferenciado?
Aí é que está o desafio. Não adianta você ser um lifelong learner e apresentar as mais requisitadas soft skills da atualidade se não avisar o mercado que tem tantas qualidades indispensáveis!
Por este motivo que eu bato tanto na tecla da construção de uma marca pessoal de sucesso. Se você deseja alavancar a sua carreira vai precisar aparecer para as pessoas e para o mercado de maneira estratégica e correta.
Quer uma ajuda? Vou deixar aqui quatro formas de você aplicar o marketing de diferenciação na sua vida profissional. Veja:
1 – Defina o perfil do público que você quer atingir
Assim como no planejamento das empresas, você precisa saber o perfil do público a ser atingido para criar uma conexão com ele. Entenda o que atrai essas pessoas e monte o seu próprio planejamento.
2 – Use as redes sociais de maneira estratégica
Compartilhe informações que estejam alinhadas com a postura profissional que você deseja transmitir para o mercado. Deixe as manifestações polêmicas e fofocas da tv para discutir pessoalmente com os colegas. Se for necessário, tenha uma página pessoal, para tratar de questões informais, e outro profissional, para focar nos seus objetivos de carreira.
3 – Melhore sua postura
Saber se comunicar é, sim, um diferencial. Expressar-se de maneira clara e sem ruídos fará com que o seu relacionamento com os chefes e demais colegas de trabalho tenha mais fluidez. Lembre-se que o marketing de diferenciação precisa ser aplicado e percebido por todos.
4 – Encontre boas oportunidades de mostrar suas habilidades
Aproveite ao máximo os trabalhos em equipe, ajude seus colegas sempre que necessário e pratique o intraempreendedorismo, que é a capacidade de identificar lacunas e propor soluções que favoreçam o dia a dia de trabalho e os resultados apresentados para o cliente.
5 – Domine os pilares da inteligência emocional
Diante de tantas inovações e pressões por resultados, é preciso ser um profissional bastante equilibrado para evitar crises de depressão e ansiedade. Saiba controlar suas emoções, tenha empatia pelos seus colegas e clientes e aprenda a ouvir. Manter uma postura profissional diante de um cenário em chamas é um grande diferencial.
Achou complexo? Calma, o marketing de diferenciação não se aplica da noite para o dia. É necessário traçar um plano de ação e ajustá-lo sempre que necessário.
E neste processo eu posso lhe ajudar! Venha conversar comigo. Juntos vamos desenvolver sua personal branding e aumentar o seu valor para o mercado.
Aguardo o seu contato. Até breve!