Um ótimo 2020 para você!
Todos nós temos nossos desejos para esse ano que está se iniciando, desejos que todos esperamos que sejam realizados.
Eu também não sou diferente, tenho meus sonhos e meus desejos.
Mas aqui eu quero compartilhar o que eu desejo para você.
Eu quero lhe ajudar a refletir sobre assuntos relacionados à sua vida profissional. Reflexões para uma vida com mais sentido, sobre se descobrir ou se reinventar. Recriar-se como pessoa, construir e reconstruir um novo negócio, carreira ou profissão, principalmente no mundo digital.
Eu quero lhe ajudar a virar a chave da sua vida, lhe ajudar a olhar as coisas sob uma ótica diferente da que você tem visto até hoje.
Vamos construir outra perspectiva dos acontecimentos da vida profissional que vivemos no dia a dia, principalmente a atual, com tantas e profundas mudanças pelas quais estamos passando.
Não podemos esquecer que o mundo está atravessando uma grande transformação. A era do conhecimento está em pleno vigor, e a internet oferece conhecimento para todos. Só não embarca neste trem quem não quer!
Estamos vivenciando mudanças no nosso modo de trabalhar. As carreiras já não são mais as mesmas. O empreendedorismo, essa paixão brasileira, está há muito tempo ocupando espaço na internet.
No mundo presencial é cada vez menor o número de empresas que mantém um funcionário durante 20 ou 30 anos. E quando esse tal funcionário veterano percebe o mundo que ele vai enfrentar ele se assusta e se pergunta: como enfrentar esse novo mundo?
Nossa jornada é feita reinvenções. Eu mesma já tive muitas na minha vida e sempre foram movidas pela curiosidade, pela necessidade de avançar e pelas experiências proporcionadas.
Sempre busquei fazer aquilo que eu realmente gosto de fazer, aquilo que me dá prazer, algo pelo qual tenho grande entusiasmo em realizar. Essa é a minha regra de ouro.
No começo eu não tinha muita clareza do meu talento. As coisas sempre aconteceram meio que no vai e vem das ondas do nosso mar interno E aí descobri uma habilidade de “saber ler as pessoas”, principalmente pela comunicação não-verbal e pelas microexpressões faciais.
Aos poucos fui agregando novos aprendizados, buscando novas fontes de conhecimento, mas sempre com o objetivo de aprimorar o dom de “ler pessoas”: neurociência, filosofia, psicologia positiva, programação neurolinguística, liderança e empreendedorismo.
Eu me descobri apaixonada por ajudar as pessoas a serem cada vez melhores e, com isso, terem uma vida que vale a pena ser vivida.
Fui cada vez mais me aprofundando meu desenvolvimento humano, até que comecei a dar palestras e mentorias.
Quando a gente faz aquilo que o coração está pedindo, damos o nosso melhor com paixão e entusiasmo.
Então, se você não está feliz com o que faz ou precisa descobrir qual é o seu talento, sente que precisa ter um novo olhar para sua vida, você precisa passar por uma reinvenção ou reconstrução do seu negócio/carreira.
Sabe aquelas perguntas que a gente se faz o tempo todo (quem sou eu, o que eu estou fazendo, para onde quero ir)?
Sabe quando você está se sentindo meio perdido, ansioso e inquieto?
Sabe quando você sente que tem algo faltando, algo que não está devidamente encaixado?
Pois é, essas perguntas podem impulsionar você em direção a algo novo. Por isso essa inquietação é muito positiva e faz você sair da zona de conforto.
Sem sair da zona de conforto nada acontece!
A primeira coisa que você tem a fazer é dedicar um tempo maior para você mesmo, ter um olhar mais aprofundado, mas interiorizado sobre você. Dessa forma começará a enxergar o seu caminho. E, se for necessário, você deve mudar a sua rota!
Muita coisa nova está acontecendo lá fora, quanto pouca coisa de novo está acontecendo dentro de nós. Quanto mais avançamos tecnologicamente falando, menos nos conhecemos e regredimos o autoconhecimento.
Muitas são as ferramentas para lidarmos com os acontecimentos externos, para nos ensinar o valor da mudança, para nos ajudar a sair de uma rotina estressante. Ficamos presos principalmente pelas emoções negativas e esquecemos de ter um olhar claro e objetivo sobre nós mesmos.
A gente deveria se perguntar sempre: o que sou capaz de realizar? Qual é meu talento? Como isso pode ajudar a solucionar problemas?
Talento é a capacidade que permite a você realizar atividades “com o pé nas costas”. Ele natural. É tão natural que, às vezes, a gente nem percebe. É preciso outra pessoa para enxergar o que não vemos. É preciso outros olhos para reparar.
E para ter “olhos de reparar”, você precisa parar tudo, enxergar o que é preciso enxergar e reposicionar-se.
O ponto de partida é o reconhecimento dos nossos pontos fortes, do nosso talento. E, a partir daí, romper com o que está estabelecido, mas não nos deixa feliz. Essas mudanças são necessárias. Elas nos renovam e nos colocam no caminho para atingir a nossa plenitude como ser humano.
Quais as mudanças você já enfrentou para chegar até aqui? Quais mudanças você ainda tem que efetuar para chegar onde quer?
O mercado tem um termo interessante para essas mudanças. Elas são conhecidas pelo verbo “pivotar”, isto é, girar sobre si mesmo para analisar novas possibilidades. Você pode entender melhor através do basquete, no qual o jogador que é pivô dá um salto para melhor visualizar a situação e dar um passe certeiro.
Ninguém aqui quer que você mude 100%, a ponto de se tornar outra pessoa. O que se quer é que você seja a melhor versão de si mesmo.
Para isso eu preciso que você tenha um processo de autogerenciamento, que dê o primeiro passo, que é descobrir a sua marca pessoal, seu objetivo e seu propósito.
Meus votos para 2020 é que você os encontre o mais rápido possível para desfrutar do que este ano novo promete!
Grande abraço e até mais.