“Um homem que se atreve a perder uma hora não descobriu o valor de sua vida”. Charles Darwin
Imagine se você vê uma pessoa jogando dinheiro fora. Com certeza você vai chamar essa pessoa de louca.
Imagine uma coisa dessas. Isso parece loucura porque sabemos que o dinheiro tem grande valor para todos nós.
Mas, no entanto, todos os dias jogamos fora algo de maior valor ainda que o dinheiro: o tempo.
Mas uma coisa sabemos com certeza: não chamamos uma pessoa que desperdiça seu tempo de louca. Porque isso acontece, sendo que o tempo é um recurso que sabemos que tem fim. Não podemos ganhar mais quando acabar!
O filósofo romano Sêneca, adepto do estoicismo, escreveu sobre o tempo em uma carta ao cônsul romano Paulino: “Não é que tenhamos um curto espaço de tempo, mas desperdiçamos muito dele. A vida é longa o bastante, e foi dada em medida suficientemente generosa para permitir a realização das maiores coisas, se toda ela for bem investida”.
Acontece que não investimos muito bem o tempo. Por isso que ele parece correr. Só parece, pois na verdade, ele está bem ali à nossa disposição, dia após dia, para ser usado com sabedoria.
Quando pensamos na vida imaginamos que ela é uma entidade à parte do tempo. Porém, a vida é tempo. Não existem duas coisas, vida e tempo. Existe um tempo onde você vive sua vida.
Quando nos conscientizamos desse fato, começamos a entender como gastar, passar o tempo da melhor maneira possível. Não saímos por aí desperdiçando tempo (nossa vida) como se estivéssemos jogando dinheiro (vida) fora. Por isso temos que saber muito bem o que queremos. Ser firmes no sentido de fazer apenas o que atende ao nosso propósito.
E assim, a gente começa a trabalhar com ele, tempo, de forma mais estruturada, planejada, tendo a exata medida do que queremos realizar e qual o tempo necessário e suficiente para tal.
A melhor forma de viver é usar nosso tempo com sabedoria, de acordo com nosso propósito para a vida que queremos e merecemos viver.
Na vida e nos negócios, as pessoas que admiramos geralmente são as que têm controle firme sobre seu tempo. Raramente eles estão desperdiçando um momento e, quando isso acontece, eles ajustam a equação vida e tempo para ganhar mais dinheiro, mais tempo, mais vida.
Há pessoas que nos ensinam como ganhar mais tempo, mas esses conceitos muitas vezes são tão inexatos que acabamos tendo menos tempo do que antes de implementar algumas medidas para ganhar tempo.
Podemos usar como exemplo a produtividade, que nos ensina como ter mais tempo. Mas, para mim, produtividade é uma dessas palavras que parece não explicar exatamente o que pretende: se quer nos ensinar a ter mais tempo na nossa vida ou se quer colocar mais trabalho no nosso tempo.
Lembrando que vida é tempo e tempo é vida. Por isso posso concluir que produtividade é trabalho e não tempo a mais.
Temos que aumentar nossa carga de trabalho diário dentro de um tempo exíguo para sobrar tempo para o lazer, família, amigos etc.? Meio sem sentido, não? Controlar o tempo não quer dizer ganhar tempo. É fazer mais com menos.
Se você tem muitas coisas para fazer e elas não cabem no seu tempo, algo tem de errado. Não é colocando mais tarefas em menos tempo que você vai ganhar tempo. Bem, até pode ganhar, mas o outro lado da balança, a sua vida, vai deixar de ter tempo suficiente para tudo o que você pretende fazer.
Produtividade parece uma palavra ligada ao trabalho. Ninguém pensa em ser produtivo em uma viagem de férias, por exemplo, a não ser controlar o tempo para o que eu chamo de maraturismo, isto é, visitar o maior número de lugares em menos tempo. No final, a gente fica super cansado e nem curte as paisagens.
É preciso ser produtivo sim, mas não somente no trabalho. É preciso ter um tempo para você, para sua evolução pessoal, familiar e, principalmente, viver sua vida de acordo com seu propósito. Isso vai fazer você entender que seu tempo se ajusta ao seu propósito e amplifica sua vida para que você viva mais e mais feliz.
O tempo é invisível, portanto, é fácil de gastar. Não deixe para perceber o valor do tempo quando você não tiver mais vida para ele.
Verifique se você não está muito ocupado para prestar atenção à vida e à felicidade.